sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Mimada

Já tinha falado que este romenos oferecem e recebem muitos presentes. Várias celebrações...o dia dos anos, o dia do santo com o nome, o dia do Moş Nicolae. Descobri mais dois. O dia das flores, quando a pessoa tem nome de flor (bem podia ser rosa, aguentava a vergonha pelas prendas que receberia) e o 1º dia de Março.

Não sei o que se passa quando se põe o pezinho na Roménia, mas o que é certo é que esta malta dá mesmo presentes a torto e a direito. Não tem havido dia que não receba presentes. O meu chefe deu-me um belo caderno e uma caneta, o Moş Rosegur ofereceu-me tomatinhos do quintal dele (a meias com o Rudi, claro). O Rudi, nesta onda de presentear ofereceu-me dois livros infantis, e o Moş Rosegur voltou a oferecer um potezinho de uns vegetais estranhos em conserva que temos no frigorífico.
Hoje foi a vez do Sorin ofereceu-me uma bonequinha - Marţişor - porque amanhã é o dia 1º de Março. A tradição é que os homens ofereçam este presente às mulheres (toma lá morangos, não pagamos a disco a 6ªF e ainda recebemos mais esta). Começo a habituar-me a tanto mimo. Gosto bastante, devo confessar. Fico à espera da próxima...

5 comentários:

Simãozinho, o Bife disse...

Não te preocupes que amanhã tens mais prendinhas...tens é que beber de seguida :P

Luísa disse...

"Martisor é a celebração tradicional do começo da Primavera na Roménia e na Moldavia. O nome é um diminutivo para Março. Hoje em dia, os homens oferecem às mulheres um talismã chamado Martisor, que consiste numa joía ou pequeno objecto decorado com uma flor, um animal (no meu caso um gato rosa!) ou outro objecto qualquer. A crença diz que a mulher que usar o cordão vermelho e branco nas duas semanas seguintes será poderosa e saudável no ano que se avizinha. As mulheres usam os cordões presos nas blusa ou casacos."
in Diário dos Cárpatos...
Espera pelo 8 de Março ;)
Bjocas lusas

isabel disse...

De Martisor em Martisor, o arroz de lulas vai ficando mais apetecível e com mais História!!!

Tisha disse...

Eu também recebi o meu Martisor!!! :) Dia 8 de Março não vou estar por cá... mas espero receber uma prendita na msm :P

lula disse...

Um especial bem haja para a Rainha Santa Isabel. Quero que se sinta bem recebida e à vontade. O arrozinho está bom ou quer um pouco mais de sal? E para acompanhar, um belo copo de sangria, uma laranjada, água?
Como é que sua alteza teve acesso a este humilde prato?