domingo, 27 de janeiro de 2008

Buca ao domingo

Finalmente consegui fazer render o meu Domingo em Bucareste. Gostei muito!
Acordei cedo (relativamente) e resolvi arrancar para a rua. Se os romenos não almoçam, posso também não almoçar.

Bisericas

A primeira que visitei foi a Patriarcal. Se para mim foi quase que só visitar, tenho de reconhecer que para os romenos ortodoxos é bem mais do que isso. Entram, velhos e novos, benzem-se (3 vezes de cada vez e num gesto diferente do que estou habituada a ver), beijocam todas as representações de santos lá existentes, alguns sentam-se a ler, outros, calculo a rezar. Gostei muito! (acho que ando a dizer esta frase demasiadas vezes). Acho que cada Bisérica é mais um espaço de recolhimento do que são as igrejas católicas para nós.




Depois desta, grandiosa, ainda visitei outra e visitaria mais se as demais que me apareceram no caminho não estivessem inchise.
A reter:
- frescos
- altares sumptuosos
- leitura (existem até mesinhas com candeeiros)
- beijinhos nos santos
- aspirador (sabia que aos domingos o "santo" não deixava fazer tarefas domésticas, só agora percebi porquê: há que as fazer nas bisericas)

Tramvai e um vai a pé

Segui-se um girinho num tramvai, sem pagar bilhete. Um tramvai qualquer, o que interessa é ver pessoas. Ver as casas antigas no meio dos prédios horriveis a cheirar a bairro social. Os tupperwares dos pobres que não têm frigorífico nas janelas (é, pelo menos, inteligente). O lixo nas ruas. Bucareste no seu melhor.

Depois, de volta à zona "chique" da cidade (e este chique carece mesmo das aspas), uma voltinha a pé pelo canal, até à opera. Também gostei...

Fotos

Ah, esperava-se fotos agora. Pois sim...nada disso. O que se seguiu foi uma bela exposição de fotos. Muitas do regime, muitas no pós regime, e como levava uma pseudo-tradutora das legendas das fotos, ainda consegui aprender alguma coisa sobre esta terra. Claro está...gostei muito! Gostaria ainda mais se a tivesse visto até ao final, mas compromissos são compromissos...


Carrefour (sim, eu traio a Auchan desde que cheguei a Bucareste)
Parece-me que também o romeno gosta do supermercado ao fim de semana. Eu, embora não tenha nenhuma predilecção, também tive de ir. Estava marcado para as 17h, e às 17h20 lá estava. À porta do Carrefour a preparar as 4 horas seguintes lá dentro...

Finalmente em casa, cozinha cheia de sacos, começa a saga de por as compras nos respectivos lugares. Respectivos é como quem diz, o congelador foi pequeno para tudo que se tem de congelar, o frigorifico é pequeno para as coisas que precisam de frio e para as coisas que precisam de gelo, e tenho umas costeletas de porco aos pés da cama (mentira, mas podia ter).

2 comentários:

Simãozinho, o Bife disse...

Dá muito menos trabalho fazer compras quase diárias, e não tenho que me preocupar com questões de espaço...porquê armazenar?

Gisela disse...

Simãozinho, porque somos 4 e não estamos para ir todos os dias ao supermercado, ok? ;)