domingo, 9 de março de 2008

Baba Dochia

Baba Dochia (Velha Dochia) protagoniza uma bela lenda romena. Depois de muito perguntar e investigar não consegui reunir consenso e por isso vou contá-la como me apetece e com todas as incongruências a que tenho direito.

A Baba Dochia tinha um filho, o Dragoqualquercoisaquetambémninguémconseguedefinir e uma nora. Como não gostava dela, e estava doente, mandou-a para a floresta apanhar morangos em Fevereiro, sob pretexto de só eles a conseguirem curar. A nora lá foi e, estranhamente e com ajuda de alguma entidade divina, lá achou os morangos de inverno.

A sua vitória deixou a "baba" com inveja de tal ordem que também ela foi para a floresta. Como fazia inverno levou casacos de pele (não, não eram fashion eram daqueles que os pastores usam para ficar agasalhadinhos) uns por cima dos outros. Seriam muitos: 8, 9, 12, não sei. O que é certo é que com a chegada de Março os dias iam ficando ora quentes, ora frios, ora chuvosos e a baba ia libertando os casacos e nunca ficava confortável com as temperaturas (tem-me acontecido também).

Na roménia é costume ter-se uma "baba". Trata-se do dia escolhido por de entre os 8, 9 ou 12 primeiros dias de Março. Se nesse dia fizer bom tempo, então assim será o resto do ano...de contrário...

Dia 8 esteve um dia LINDO!!

Nota: Ana, há muitas coisas que não me convencem nesta história mas ainda assim não aceito correcções:D

1 comentário:

Simãozinho, o Bife disse...

Gostei imenso da lenda. Fiquei na mesma!!! Mas gostei imenso