quinta-feira, 10 de abril de 2008

Adeus 301

Desde que estou em Bucareste a minha história de transportes já levou muita volta. Durante 3 meses andei de metro até ao trabalho. Uma verdadeira maravilha. 50 metros até à estação, apenas 1 minuto dentro daquela lata de sardinhas que é o metro e mais 50 metros até ao escritório. Seria tudo perfeito se não tivesse mudado de escritório.
Daí passei para o 301. 1o minutos a pé, cerca de 50 na lata de sardinhas, sem pagar bilhete. Ainda experimentei tramvaiul. Um dia impecável, segundo dia multa por não pagar bilhete e ao terceiro dia, não conforme as escrituras, lá me cortaram o caminho de ferro. Tudo bem. Tinha saudades do meu 301. Com cheiro a sono pela manhã e a cerveja ao final do dia. Ia e vinha diariamente e quase sempre sem picar bilhete. Chegou a acontecer ser expulsa, após um interrogatório intenso e agressivo sobre a minha residência em Bucareste. Dessa vez tinha picado bilhete, no entanto um bilhete que estava ligeiramente danificado por uma máquina que não picava mas apenas fazia um ligeiro vinco, que era de tal forma ligeiro que se o tivesse apresentado seria expulsa na mesma por nao o ter picado, muito embora a culpa fosse da máquima. Só que a máquina não tem 50lei disponíveis para pagar àqueles senhores. Pois desta vez também não tive. Segui os conselhos das minhas meninas romenas e respondi com calma: "Queres que pague manda para minha casa. Queres a morada?". Foi aí que fui convidada a sair e temi apanhar pancada cá fora. Tudo bem...

Agora chegou a altura de experimentar outra coisa. Trata-se do nosso mosulica. Um velhinho simpático que vai buscar todos os pelintras-sem-carro que trabalham comigo à estação de Aurel Vlaicu. Ainda experimentei ensinar aos meus coleguinhas o "Sr. Condutor, por favor, ponha o pé no acelerador..." Sem sucesso...

A parte boa é que voltei a poder acordar um pouquinho mais tarde e a chegar um pouquinho mais cedo. Ah, e o meu mosulica nunca me pôs fora da sua Van. Isto sim!! Ah luxo!

1 comentário:

Simãozinho, o Bife disse...

Há pessoas com sorte :P
Eu tenho que andar todos os dias cerca de 10m para chegar ao escritório...não é justo